Crédito ao consumo - Vantagens e desvantagens

Os créditos ao consumo são uma forma de financiamento cada vez mais comuns. Publicitados como sendo empréstimos rápidos e fáceis de adquirir, podem ser uma fonte de dinheiro tentadora. Fazer um crédito ao consumo tem vantagens mas também tem desvantagens importantes de serem conhecidas.

Qual a definição de crédito ao consumo?


Um crédito ao consumo é um crédito que não se destina à compra de bens imobiliários (para crédito imobiliario ver aqui). São normalmente créditos com um prazo de financiamento máximo de 36 meses e no qual o montante das prestações não ultrapassa os 30% do rendimento fixo do agregado familiar que contraí o crédito.

Este tipo de crédito ao consumo pode ser emitido por um banco, por uma entidade financeira privada ou por todo e qualquer comerciante que disponibiliza bens comerciais. Exemplos disso são as lojas de grande superfície ou cadeias de venda de bens tecnológicos, que tem vindo a multiplicar as ofertas de créditos ao consumo.

Existem três tipos de crédito ao consumo principais, que têm finalidades diferentes:
      o crédito automóvel: adaptado a quem quer adquirir um novo veículo, seja novo ou usado. Dentro deste tipo de crédito, existem diferentes modalidades de pagamento, adaptadas ao objetivo do consumidor;
      o crédito pessoal: tipo de crédito que pode ter ou não uma finalidade definida. O período de reembolso é definido inicialmente, aquando a contratação do crédito;
      o crédito revolving: permite que à medida que se vai amortecendo o valor em dívida, se tenha a possibilidade de ir reutilizando a linha de crédito inicialmente contratada. O limite do contrato é o limite máximo de crédito, sendo portanto um contrato de duração indeterminada.

Quais as vantagens deste tipo de crédito?


Contrair um crédito ao consumo tem várias vantagens:
      Permite-lhe adquirir um bem que deseja e quer mesmo que não tenha a totalidade do capital disponível, pois pode pagar em várias vezes esse bem;
      Dispõe de 14 dias para revogar o contrato de crédito ao consumo que contraiu, no qual não precisa de apresentar nenhum motivo. Com essa revogação, precisa de devolver à entidade emissora a totalidade do empréstimo recebido tal como os juros vencidos até à data no qual a revogação é aceite;
      O requerente do crédito tem o direito a pedir todas as informações à entidade emissora para que possa comparar os diferentes créditos disponíveis no mercado.


Quais as desvantagens de um crédito ao consumo?


Como todos os créditos, grande parte das desvantagens ligadas ao crédito ao consumo envolvem a sua responsabilidade enquanto requerente do crédito.

      Os créditos ao consumo envolvem, por norma, taxas de juro bastante elevadas comparativamente a outro tipo de crédito;
      Os seus rendimentos e situação financeira familiar são analisadas de forma matemática, para poder calcular efetivamente a viabilidade das prestações. Por isso, apesar de ser relativamente facilmente receber um crédito ao consumo, muitas famílias com rendimentos não declarados ou pouco elevados, vêem-se recusadas o acesso ao crédito ao consumo.


Tal como todos os créditos ou empréstimos pessoais, tenha em atenção a sua situação financeira atual para que os reembolsos e amortizações sejam feitos sem problemas. Não hesite em comparar todos os créditos que tem à sua disponibilidade para encontrar o que melhor se adequa à sua situação atual.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Duvidas? Pergunte-nos.